sábado, 27 de fevereiro de 2010

Águia ou Galinha?

Vídeo revela como governo do DF captava dinheiro de empresas de informática

Os contratos de informática eram, de acordo com o inquérito da operação Caixa de Pandora, a principal forma de desvio de dinheiro público do Governo do Distrito Federal. Um vídeo inédito do ex-secretario de Relações Institucionais do GDF Durval Barbosa, delator do escândalo, revela como funcionava a osta corrupção nesses contratos. Mostra ainda o total desrespeito ao princípio constitucional da isonomia durante a licitação para contratar uma prestadora de serviços tecnológicos do gove.

  • Saiba tudo sobre o Escândalo no DF


  • iG antecipou operação que gerou pedido de prisão de Arruda





  • A Máquina do Fim do Mundo

    LHC CERN Acelerador particulas fisica fim mundo armageddon
    Parece que é desta vez que entrará em funcionamento o maior acelerador de partículas do mundo, o LHC - Large Hadron Collider ou em português, grande colisor de hadrões. Orçado em 4 bilhões de euros, é a maior máquina do planeta, com um perímetro de 27Km de extensão e com um total de 9300 magnetos supercondutores no seu interior. Segundo muitos, esta é a máquina do juízo final. 

    LHC CERN Acelerador particulas fisica fim mundo armageddon
    Não é somente o maior acelerador de partículas mas também um dos maiores sistemas criogénicos, em que a temperatura dos magnetos supercondutores será de aproximadamente 271 graus negativos, utilizando cerca de 10.080 toneladas de nitrogénio líquido e 60 toneladas de hélio líquido. No entanto, o LHC é também uma máquina de extremo calor, pois aquando da ocorrência da colisão de dois protões, será gerada uma quantidade de calor de cerca de 100.000 vezes a temperatura do núcleo do sol.
    O LHC contará ainda com o maior sistema de detecção jamais construído. Terá que ser capaz de detectar e gravar cerca de 600 milhões de colisões de protões por segundo e medir o deslocamento de partículas e o tempo com uma precisão assombrosa. Para ter uma noção da resolução métrica e temporal, poderíamos dividir o metro em largos milhões e o segundo em largos bilhões, para igualar a capacidade do LHC.
    Adicionalmente, um sistema desta magnitude terá que contar com a maior capacidade computacional jamais reunida. A quantidade de informação produzida por cada uma das grandes experiências efectuadas no LHC ocupará cerca de 100.000 DVDs de dupla camada por ano (ver datacenter abaixo).
    Entre muitas outras coisas, um dos principais objectivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares. Para isso irá contar com aproximadamente 2 mil físicos de 35 países e dois laboratórios autónomos, o JINR (Joint Institute for Nuclear Research) e o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire).
    Alguns cientistas acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra. Inclusive está actualmente a decorrer um processo no tribunal do Hawaii que tenta impedir a experiência, até que hajam mais provas de que não existem riscos. Outros ainda acusam o CERN de não ter realizado os estudos suficientes de impacto ambiental. Outra teoria ainda é a de que poderia ocorrer a formação de strange quarks; possibilitando uma reacção em cadeia e geração de "matéria estranha", que pode possuir a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, gerando nova reacção em cadeia na qual todo o planeta seria transformado.
    LHC CERN Acelerador particulas fisica fim mundo armageddon
    Apesar das alegações "catastróficas", físicos teóricos de notável gabarito internacional como Stephen Hawking e Lisa Randall, além de vários outros físicos e engenheiros, afirmam que tais teorias são meramente absurdas e que as experiências foram meticulosamente estudadas e revistas, estando sob controle.
    Entretanto, se um buraco negro fosse produzido dentro do LHC, ele teria um tamanho milhões de vezes menor que um grão de areia, e não viveria mais de 1x10^−27 segundos pois, por ser um buraco negro, emitiria radiação e evaporaria. Mas, supondo que mesmo assim ele continuasse estável, continuaria sendo inofensivo. Esse buraco negro teria sido criado à velocidade da luz (300 mil km/segundo) e em menos de 1 segundo ele atravessaria as paredes do LHC e se afastaria em direcção ao espaço. A única maneira de permanecer na terra seria se a sua velocidade fosse diminuída para 15 km por segundo. Supondo que isto ocorresse, ele iria para o centro do planeta, devido à gravidade, mas continuaria a não ser ameaçador. Para representar perigo, seria preciso que ele adquirisse massa, mas com o tamanho de um protão ele passaria pela terra sem tocar em nada (não parece, mas o mundo ultramicroscópico é quase todo formado por vazio), podendo encontrar um protão para somar à sua massa a cada 30 minutos a 200 horas. Para chegar a ter 1 miligrama, seria preciso mais tempo do que a idade actual do universo.
    Informações adicionais e relatórios sobre a segurança do LHC tem obviamente sido produzidos e poderão ser consultados no CERN.
    Qual é a sua opinião? Será esta a máquina do juízo final ou um dos mais fantásticos e dispendiosos projectos científicos?
    LHC CERN Acelerador particulas fisica fim mundo armageddon
    LHC CERN Acelerador particulas fisica fim mundo armageddon
    LHC CERN Acelerador particulas fisica fim mundo armageddon
    LHC CERN Acelerador particulas fisica fim mundo armageddon
    LHC CERN Acelerador particulas fisica fim mundo armageddon
    LHC CERN Acelerador particulas fisica fim mundo armageddon
    ZZ031DC6CD.jpg
    LHC CERN Acelerador particulas fisica fim mundo armageddon
    LHC CERN Acelerador particulas fisica fim mundo armageddon
    LHC CERN Acelerador particulas fisica fim mundo armageddon
    LHC CERN Acelerador particulas fisica fim mundo armageddon
    Referências: Wikipedia, Estado de São Paulo, boston.com (fotos), NYTimes, US/LHC, CERN LHC.

    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

    Brasil aplicará lei de reforma eleitoral em 2010

    STF realiza audiência pública sobre adoção de critérios raciais para a reserva de vagas no ensino superior

    A Sala de Sessões da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal se transformará, na semana que vem, em um grande fórum de debates sobre a política de reserva de vagas em universidades públicas com base em critérios raciais – as chamadas cotas. A audiência pública sobre políticas de ação afirmativa para reserva de vagas no ensino superior será aberta pelo ministro Ricardo Lewandowski, na próxima quarta-feira (3), às 8h30.
    Serão três dias de debates com 38 especialistas de associações, fundações, movimentos sociais e entidades envolvidas com o tema. A lista completa dos participantes pode ser acessada pelo link audiências públicas no site do STF. Nos dias 3 e 4 de março a audiência será realizada no período da manhã, entre 8h30 e 12h. Já no dia 5 de março a programação será durante todo o dia. 
    Também participam da abertura da audiência pública o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante Filho; o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams; e o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR), Edson Santos de Souza.
    Demandas judiciais
    A audiência pública foi convocada pelo ministro Ricardo Lewandowski, relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 186 e do Recurso Extraordinário (RE) 597285 que serão julgadas pelo Plenário da Corte. Os processos contestam a adoção de reserva de vagas em universidades públicas com base em critérios raciais.
    Para Lewandowski, a audiência tem grande importância sob o ponto de vista jurídico, “uma vez que a interpretação a ser firmada por esta Corte poderá autorizar, ou não, o uso de critérios raciais nos programas de admissão das universidades brasileiras”, afirmou quando da convocação da audiência.
    A ADPF 186 foi ajuizada pelo Partido Democratas contra o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) e questiona atos administrativos utilizados como critérios raciais para a admissão de alunos pelo sistema de reserva de vagas na UnB. Segundo o partido Democratas, há violação dos artigos 1º, 3º, 4º, 5º, 37, 207 e 208 da Constituição Federal.
    Já o RE 597285 foi interposto por um estudante que se sentiu prejudicado pelo sistema de cotas adotado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estudante contesta a constitucionalidade do sistema de reserva de vagas como meio de ingresso no ensino superior. Ele não foi aprovado no vestibular para o curso de Administração, embora tenha alcançado pontuação maior do que alguns candidatos admitidos no mesmo curso pelo sistema de cotas.

    Transmissão ao vivo

    As apresentações dos especialistas serão transmitidas ao vivo pela TV Justiça e pela Rádio Justiça, inclusive pela Internet. Demais emissoras interessadas em retransmitir o sinal da TV deverão encaminhar o pedido à Secretaria de Comunicação Social do STF.

    A entrada na Sala de Sessões é aberta ao público, dentro do limite de assentos disponíveis. A ocupação dos lugares será feita por ordem de chegada. Um telão será instalado na Sala de Sessões da Segunda Turma, com transmissão em tempo real, para atender as pessoas que não consigam assento na Sala da Primeira Turma.
    Não é necessário credenciamento prévio de imprensa, exceto para os jornalistas com notebook, que necessitem usar a rede de Internet sem fio (wireless). Nesse caso, o profissional deve solicitar a senha de acesso junto à Coordenadoria de Imprensa, até as 19h da terça-feira, pelos telefones (61) 3217.3824/3217.4480.
    Trajes
    De acordo com normas internas do Tribunal, a entrada na Sala de Sessões da Primeira Turma requer o uso de traje social, sendo terno e gravata para homens, e vestidos de mangas e comprimento abaixo do joelho, tailleurs (saia abaixo do joelho e blazer), ou ternos (calça e blazer de manga comprida), para mulheres. Essa vestimenta será exigida dos profissionais que venham fazer a cobertura jornalística do evento. É proibida a entrada de pessoas calçando chinelos, tênis, sandálias ou calçados estilo “sapatênis”, assim como trajando qualquer peça de roupa de tecido jeans.
    Repercussão social

    A audiência pública sobre políticas de ação afirmativa para reserva de vagas no ensino superior é a quinta sobre temas de grande repercussão social realizada pelo Supremo Tribunal Federal.

    Veja as demais audiências públicas realizadas pelo STF:

    Biossegurança - realizada em 20 de abril de 2007 para debater a Lei de Biossegurança (Lei 11105/05). A audiência foi convocada pelo ministro Carlos Ayres Britto, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3510 ajuizada pela Procuradoria Geral da República. A discussão sobre quando começa a vida do ponto de vista científico, religioso e jurídico foi destaque nessa audiência, que debateu o uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas.

    Anencefalia - convocada pelo ministro Marco Aurélio e teve início em 28 de agosto de 2008. Especialistas foram convidados para debater a ADPF 54, que trata da interrupção da gravidez quando comprovada a ausência de cérebro no feto. Foram vários dias de debates. De um lado estavam aqueles que defendiam a liberdade de escolha da mulher em prosseguir ou não com a gestação de um feto sem cérebro. De outro estavam aqueles que consideram a vida intocável e não admitem a interrupção da gravidez mesmo no caso de um bebê anencéfalo.

    Pneus - a audiência sobre importação de pneus usados foi realizada em 27 de junho de 2008, a pedido da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. Relatora da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 101, a ministra coordenou a audiência que reuniu especialistas em saúde, comércio exterior e meio ambiente. A ação foi ajuizada pela Presidência da República contra a importação por empresas brasileiras de carcaças de pneus para a fabricação de pneus reformados.

    Saúde – a última audiência pública realizada no Supremo começou no dia 27 de abril deste ano e reuniu 50 especialistas entre advogados, defensores públicos, promotores e procuradores de Justiça, magistrados, professores, médicos, técnicos de saúde, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde. A audiência foi convocada pelo presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, para auxiliar no julgamento dos processos de competência da Presidência do Supremo que versam sobre direito à saúde. Entre eles estão os Agravos Regimentais nas Suspensões de Liminares 47 e 64, nas Suspensões de Tutela Antecipada 36, 185, 211 e 278, e nas Suspensões de Segurança 2361, 2944, 3345 e 3355.

    Fé pode ser questiona na Justiça: veja no Repórter Justiça

    Justiça obriga igrejas a devolver bens a fiéis arrependidos das doações

    Diferença entre concubinato e união estável

    O QUE É RAÇÃO HUMANA?

    É um composto de diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra.
    Conheça os Benefícios: Controla o colesterol e triglicerídeos, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e ajuda na desintoxicação do organismo.
    A utilização da ração humana auxilia no emagrecimento pois tem a função de estabilização do sistema digestivo e diminui a absorção da gordura. É importante destacar que a ração humana tem o efeito na perda de peso desde que, sejam feitos exercícios físicos e que pelo menos uma refeições seja substituída pela ração.

    RECEITA DE RAÇÃO HUMANA

    1. Ingredientes
    Linhaça
    É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. Auxilia na regularização do intestino, tem ação antiinflamatória, aumenta a atividade do sistema imunológico, além de possuir uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.
    Colágeno
    Usado para enrijecer os tecidos da pele, eliminar rugas e aumentar a tonicidade dos músculos. Fortalece unhas, cabelos e hidrata a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho. Fornece aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações.
    Para mais informações sobre o colágeno, visite a página sobre o colágeno.
    Fibra de trigo
    Estimula os movimentos naturais do intestino, combate a prisão de ventre e favorece a eliminação de toxinas dos órgãos de digestão e excreção. As fibras são muito importantes também na prevenção de hemorróidas, câncer e obesidade.
    Aveia
    Contém uma espécie de goma que envolve as moléculas gordurosas, dificultando a absorção destas pelo organismo. A aveia auxilia no combate ao colesterol, estimula o apetite. Além disso, ela é essencial ao crescimento humano, fortificando o músculo cardíaco, regulando o sistema nervoso e fortalecendo a pele e os cabelos. Por isso ela é tão utlizada em produtos de beleza.
    Leite de Soja
    É rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e lecitina, que tonifica o sistema nervoso. Ele também contém um hormônio natural vegetal que age no organismo como estrogênio, ajudando na redução de sintomas associados com a menopausa. Auxilia também na redução de colesterol no sangue e na prevenção e tratamento de muitos tipos de câncer; fornecendo ao organismo a quantidade adequada de proteínas, carboidratos, vitamina E e vitaminas do complexo B e Ômega 3.
    Açúcar mascavo
    Extraído da cana-de-açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais do caldo da cana. Contém vitaminas e grande quantidade de minerais – entre eles o ferro, o magnésio, o cálcio e o fósforo.
    Castanha
    É rica em folato e vitaminas C e B6. É excelente fonte de ferro, fósforo, riboflavina e tiamina.
    Amêndoa
    É relativamente rica em vitaminas B1, B6 e principalmente vitamina E. A amêndoa é um dos alimentos vegetais mais ricos em cálcio e fósforo. Contém quantidades importantes de magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. As amêndoas são ótimas para curar o stress, a depressão, a fadiga e o colesterol elevado.
    Gergelim
    Alimento muito rico em cálcio e fósforo. O gergelim possui em sua composição óleo de ótima qualidade biológica, proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina e minerais. Possui muitas fibras, cálcio e ferro, constituindo-se num ótimo complemento alimentar. Tonifica os nervos, combate dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, hemorróidas, gastrites, ulcera, prisão de ventre, pressão alta. É um excelente repositor de cálcio.
    Gérmen de Trigo
    Contém vitaminas dos grupos A, B, D, F, K e principalmente a vitamina E, que regenera os tecidos. Combate a menstruação irregular, dificuldades de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular e infecções. Combate também doenças reumáticas, como o torcicolo, reumatismo muscular e nervoso, doenças cardíacas e circulatórias.
    Os ingredientes podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas em produtos naturais.
    2. Modo de Preparo
    - Utilize a mesma quantidade de cada componente. A porção recomendada é de 50 gramas de cada componente.
    - Bata no liquidificador os ingredientes que não sejam em pó e depois misture-os. Guarde em vidros limpos e secos, bem fechados.
    - Conserve em geladeira, por no máximo 15 dias.
    3. Consumo
    - Duas colheres de sopa por dia com água, leite ou um suco de sua preferência.

    domingo, 21 de fevereiro de 2010

    Revolta com libertação de assassino

    Revolta com libertação de assassino
    Rapaz que participou da morte do menino João Hélio ganhou liberdade no dia 10e foi incluído em programa do governo federal
    Rio - A decisão da Justiça de colocar em liberdade e sob proteção do governo federal um dos assassinos do menino João Hélio revoltou parentes e a defesa do menino. Segundo o advogado que representa a família de João Hélio, Gilberto Pereira da Fonseca, os pais do menino que morreu aos 6 anos de idade estão inconformados. "Não há nada que possa ser feito. A decisão não é passível de recurso. Ela agride a todos, mas é a lei. A lei no Brasil é um incentivo à criminalidade", disse o advogado.
    Ezequiel Toledo Lima, 19 anos, como O DIA publicou ontem, voltou às ruas no dia 10 e foi incluído no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), do governo federal, porque estaria recebendo ameaças de morte e poderá ser levado para fora do País. Ezequiel cumpriu três anos de medida socioeducativa no Instituto João Luiz Alves, na Ilha.
    O menino João Hélio foi arrastado por sete quilômetros em ruas da Zona Norte, em 2007, no assalto do qual o jovem participou quando era menor de idade. "Ele (Ezequiel) cumpriu o tempo máximo. Tenho que cumprir o que a lei determina. A discussão disso não passa pelo Poder Judiciário, mas pela Casa Legislativa ", disse o juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude, Marcius da Costa Ferreira, que também determinou a inclusão da família de Ezequiel no PPCAAM, coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo federal.

    Nos próximos dez dias, o destino da família de Ezequiel deverá ser decidido pela Justiça. Todos receberão outras identidades e condições para iniciar uma nova vida, que deverá ser em outro estado ou até em outro país. Nesse período, Ezequiel será acompanhando por profissionais da organização não-governamental Projeto Legal, que trabalha em parceria com o PPCAAM.

    "Temos elementos suficientes que provam que ele correria risco de morte ao ser solto. Enquanto estava preso, ficava isolado dos outros internos. Depois de liberado, não podíamos lavar as mãos", explicou o coordenador da ONG, o advogado Carlos Nicodemos. Avaliação do rapaz será feita por duas equipes formadas por advogados, assistentes sociais e psicólogos. Uma equipe é do Rio e a outra, de Brasília.
    Decisão reacende debate sobre maioridade penal
    A notícia da libertação de Ezequiel causou polêmica e reacendeu a discussão sobre a redução da maioridade penal. O advogado Ari Friedenbach, pai de Liana - morta e estuprada aos 16 anos, em 2003, em São Paulo, por um menor - criticou a decisão da Justiça. 
     
    "É preciso responsabilizar o menor criminoso pelo crime hediondo. Esses jovens são irrecuperáveis. São psicopatas, cruéis. Recuperar menor infrator é muito diferente de tentar recuperar criminosos. Essa diferença a Justiça não leva em consideração", atacou.

    O deputado estadual Flávio Bolsonar (PP) também criticou a decisão. "O Congresso tem que votar logo a redução. Defendo 12 anos. Um adolescente que mata deve ser responsabilizado pelos seus atos e não ser considerado uma vítima. Só vou ficar convencido que ele está recuperado se um desses estudiosos de Direitos Humanos o contratar para dirigir o carro da família, levando e buscando seus filhos na escola", disparou.



    Será que, na próxima eleição, vamos ter a "inteligência" de reeleger os mesmos políticos, viciados, a mesma leva de canalhas que têm feito o Brasil estar como está?

    Por: Alamar Régis Carvalho
    Analista de Sistemas, Escritor, ator, profissional de televisão.
    Criador da idéia do Partido Vergonha na Cara - www.partidovergonhanacara.com
    Como se não bastassem os inúmeros escândalos, promovidos pela classe política, esta semana o Brasil é brindado com mais um exemplo de pouca vergonha, indecência, incoerência, insensibilidade e estupidez promovido por essa coisa que é chamada de "justiça" em nosso País.
    A tal "justiça" acaba de colocar em liberdade um dos assassinos responsáveis pelo cruel e hediondo assassinato do menino João Hélio, ocorrido há 3 anos no Rio de Janeiro.
    É isto mesmo que você está lendo.
    O Brasil inteiro se lembra daquele caso, ocorrido em 2007, quando três monstros, considerados "de menor", assaltaram um carro, fizeram saltar os ocupantes e saíram em disparada, com o veículo, arrastando o menino, que ficou preso pelo cinto de "segurança", por 7 quilômetros, tendo massacrado o corpo da criança, de forma fria, cruel e extremamente perversa.
    O monstro, que se chamada Ezequiel Toledo Lima, hoje com 19 anos, estava com 16 anos, quando cometeu o terrível assassinato, absolutamente lúcido e consciente do que estava fazendo, posto que uma pessoa de 16 anos não é mais um bebê, não é uma criança e, conforme a lei deste mesmo país irresponsável e inconseqüente, está apto a dirigir um veículo automotor e até votar para escolher o Presidente da República, o Governador do seu estado e os membros do Congressos Nacional, elementos esses que podem levar um país a uma guerra.
    Se a lei de um país entende que um jovem de 16 anos pode dirigir um veículo, em condições, obviamente, de ter uma carteira nacional de habilitação, obviamente entende também que esse jovem é lúcido, não é alienado mental, tem noções de cálculos (indispensável para quem dirige), tem discernimento para saber que não deve brincar ao volante e nem dirigir em altas velocidades, consciente que é dos riscos de promover acidentes, tirando a vida de pessoas ou deixando-as inválidas...
    Se a mesma lei entende que o mesmo jovem, nessa faixa de idade, pode escolher os mandatários da Nação e os membros que decidem os seus destinos... 
    Como é que pode essa sem vergonha, descarada, burra e irracional "justiça" achar que esse mesmo jovem é um ingênuo, inocente e irracional e não pode ser responsabilizado quando comete um crime, inclusive crime hediondo, com tantos requintes de perversidade?
    O Juiz responsável pela libertação do assassino, alega, como se fosse um fantoche, que a sua decisão está baseada na Lei.
    Ora, será possível que os magistrados, o povo e os legisladores deste país estão num índice de burrice e inércia tão grandes que não são capazes de modificarem as leis absurdas e estúpidas do País?
    E ainda tem coisa mais revoltante
    A nossa ridícula "justiça" ainda determina que o Governo deve arcar com o ônus de um tal Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, (PPCAAM), programa esse que só existe para proteger bandidos, assim como a também ridícula Comissão dos Direitos Humanos.
    Casso um filho seu, ou de qualquer cidadão de bem, esteja, por exemplo, ameaçado de agressão ou de morte por colegas vândalos do colégio, de traficantes ou de qualquer outro bandido, experimente procurar por esse tal programa, PPCAAM, pra ver se você vai ser atendido.
    Não vai mesmo, porque um programa desse só existe para defender bandidos, assim como o programa dos tais "direitos" humanos.
    Infelizmente, gente, este país onde existe SALÁRIO BANDIDO, nos dá mais uma vez uma demonstração do quanto ele é ridículo, é estúpido e é vergonhoso e decepcionante para todos nós.
    E ainda anda requerendo cadeira no Conselho de Segurança da ONU? Para agir com qual coerência?
    No Brasil, ser bandido é um grande negócio.
    Diante de mais este exemplo, chega-se à conclusão, mais uma vez, de que no Brasil é um grande negócio você ser ladrão, corrupto e assassino.
    O Juiz Lalau roubou milhões de reais, ficou preso apenas por pouco tempo, com todas as mordomias numa "prisão", que de prisão não tem nada, voltou para casa, não foi obrigado a devolver o dinheiro que roubou e hoje ele e a sua família desfruta dos milhões.
    Vários outros políticos também roubaram milhões, não foram presos, não foram obrigados a devolverem o que roubaram e hoje estão desfrutando dos roubos.
    O José Roberto Arruda, o casso mais recente, está preso com todas as mordomias, com televisão, ar condicionado, conforto total, alimentação de primeira e até visitas à vontade, ninguém fala em qualquer decisão do governo ou da sem vergonha justiça no sentido de obrigá-lo a devolver o dinheiro, com certeza não vai demorar muito tempo na cadeia (ele sabe demais), vai ser solto logo e usufruir de uma vida milionária, debochando da nossa cara.
    Qualquer jovem que tiver raiva ou ódio de alguém, por mais que seja por motivos bobos, por, tranquilamente, optar por assassinar a pessoa porque sabe que:
    * Será considerado de menor e com ele não pegará nada.
    * Terá proteção de vida do Programa de Proteção a Criança e ao Adolescente.
    * Na prisão poderá queimar colchões e quebrar tudo, que nada pegará com ele e o governo ainda dará colchão novo para ele fazer novamente a mesma coisa.
    * Se ficar com vontade de fazer sexo, terá direito à visita íntima, sem problema nenhum.
    * Estará assegurado de que policiais e carcereiros não lhe maltratarão nem lhe cobrirão de porrada, porque a Comissão dos direitos humanos não deixará e até providenciará que os policiais vão para a cadeia.
    * Terá várias refeições por dia, pagas pelo governo.
    * Não precisará trabalhar.
    * Não pagará impostos.
    * Terá assistência médica sem precisar pagar plano de saúde.
    * Terá o já conhecido SALÁRIO BANDIDO.
    Leia a matéria abaixo e, se possível, sinta você o que está sentindo os pais do menino João Hélio, assim com inúmeros outros pais e familiares de outros jovens que também foram assassinados cruelmente por monstros, considerados "de menor" e pergunte e você mesmo: "Se o João Hélio fosse um filho meu, como eu estaria agora?".
    É revoltante, gente, ver um país mergulhado na mais alta imoralidade, cada dia dando mais exemplo do quanto é um país sem vergonha.

    Por:
    Alamar Régis Carvalho
    Analista de Sistemas, Escritor, ator, profissional de televisão.
    Criador da idéia do Partido Vergonha na Cara - www.partidovergonhanacara.com

    domingo, 14 de fevereiro de 2010

    O que mais sofremos no mundo

    Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
    Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
    Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
    Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
    Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
    Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
    Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
    Não é a injúria. É o orgulho ferido.
    Não é a tentação. É a volúpia de experimentar - lhes os alvitres.
    Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
    Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflição que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
    * * *

    Escolhas de uma vida

         A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: "Nós somos a soma das nossas decisões". Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.
         Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção, estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar "minha vida". Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura. No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém de romances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades. As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços... Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista? Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas. Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado.
         Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre. Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto.Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações.
    Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua...!   
    (Pedro Bial)

    Estado de sujeição e estado de obrigação.


    Sujeição é a obrigação de fazer, sujeitar-se a um direito potestativo. Onde uma das partes encontra-se na posição de poder, e outra, em estado de submissão.

    Obrigação é o vínculo entre o sujeito ativo e passivo em sentido estrito, em virtude da qual uma pessoa fica adstrita a satisfazer uma prestação em proveito de outra.

    RETÓRICA

    É a técnica (ou a arte, como preferem alguns) de convencer o interlocutor através da oratória, ou outros meios de comunicação. Classicamente, o discurso no qual se aplica a retórica é verbal, mas há também — e com muita relevância — o discurso escrito e o discurso visual.
     
    Em verdade, a oratória é um dos meios pelos quais se manifesta a retórica, mas não o único. Pois, certamente, pode-se afirmar que há retórica na música ("Para não dizer que não falei da Flores", de Geraldo Vandré: retórica musical contra a ditadura), na pintura (O quadro "Guernica", de Picasso: retórica contra o fascismo e a guerra) e, obviamente, na publicidade. Logo, a retórica, enquanto método de persuasão, pode se manifestar por todo e qualquer meio de comunicação.

    SOFISMO

    Em filosofia é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às suas próprias leis. Também são considerados sofismas os raciocínios que partem de premissas verdadeiras ou verossímeis, mas que são concluídos de uma forma inadmissível ou absurda.

    Obrigação com eficácia real

     É a que, sem perder seu caráter de direito a uma prestação, transmitem-se e são oponíveis a terceiro que adquira direito sobre determinado bem.  Certas obrigações resultantes de contratos alcançam, por força de lei, a dimensão de direito real.
    Ex.: art. 27 da lei inquilinária.

    Ônus Real

    É a  obrigação que limita o uso e gozo da propriedade, constituindo gravames ou direitos oponíveis erga omines. O titular só poderá exercer o direito se suportar o ônus.

    (Ex.: servidão – art.1382; renda constituída sobre os imóveis – art. 803 e 813. Este instituto está em desuso – o proprietário do imóvel obrigava-se a pagar prestações periódicas de sua soma determinada. Art. 754 do CC de 1916).

    Obrigação "Propter Rem"


    A obrigação “in rem”, “ob”, ou “propter rem é aquela em que o devedor, por ser titular do direito sobre a coisa, fica sujeito a uma determinada prestação decorrente da relação entre o devedor e a coisa. A circunstância por ser titular do direito é o que o faz devedor da determinada prestação.

    Na obrigação "Propter Rem", a prestação não deriva da vontade do devedor, mas sim de sua mera condição de titular do direito real. Ex.: No condomínio, o menor, ainda que impúbere, concorre na prestação de sua parte, pelas despesas, conservação e divisão da coisa comum.

    A finalidade da obrigação "propter rem" é resolver conflitos de interesses entre dois direitos rivais, procurando estabelecer um "modus vivendi" entre seus titulares. Não existe relação entre as partes, existe sim, relação entre cada titular e a coisa "propter rem".

    terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

    O Velho Samurai

    Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar o zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.
    Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar sua fama. Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.
    Desapontados pelo fato de que o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram: ‘Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?’
    ‘Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?’ – perguntou o Samurai. ‘A quem tentou entregá-lo’ - respondeu um dos discípulos. ‘O mesmo vale para a inveja, a raiva, o ódio e os insultos’ – disse o mestre. ‘Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior, depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma, só se você permitir…