terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Comissão de Direitos Humanos discute o fim do fator previdenciário

Aposentados, pensionistas e representantes dos trabalhadores da iniciativa privada e de sindicatos se reuniram para discutir sobre uma nova política de valorização dos benefícios daqueles que ganham acima do salário mínimo e principalmente para defender o fim do fator previdenciário. O assunto foi debatido pela Comissão de Direitos Humanos, por requerimento do senador Paulo Paim.

Para eles, o atual sistema de cálculo dos benefícios desde quando foi criado prejudica os aposentados. Dentre os presentes o representante da Nova Central Sindical, Celso de Miranda Pimenta, defendeu a imediata extinção do método de cálculo, afirmando que “não há remédio para um mal incurável”.

Já o representante do Ministério da Previdência Social, Dênisson Almeida Pereira, admitiu que o fator previdenciário acabou provocando a redução do valor médio dos benefícios, sendo que o objetivo inicial não era este. E como consequência disto, segundo ele, muitos aposentados continuaram a trabalhar, fazendo da aposentadoria uma forma de completar a renda.

Na audiência, alguns dos convidados apresentaram alternativas ao fator previdenciário. A Força Sindical, por exemplo, defendeu um sistema em que tempo de contribuição seja valorizado e em que o aposentando tenha idêntica remuneração ao do período da ativa.

O aumento dos reajustes para aposentados e pensionistas que ganham acima do mínimo também foi tema de discussão na audiência, e os convidados foram unânimes na defesa de um reajuste real dos benefícios superior à inflação.


Fonte:
BRASIL. Senado. Aposentados e representantes de trabalhadores pedem fim do fator previdenciário. 27 de fev. de 2012. Disponível em: http://www.senado.gov.br/noticias/aposentados-e-representantes-de-trabalhadores-pedem-fim-do-fator-previdenciario.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário