sábado, 18 de fevereiro de 2012

“O juiz de paz na roça” em destaque no Direito e Literatura

Especialistas debatem a obra do escritor publicada em 1838

No Direito & Literatura desta semana, Lenio Streck do Instituto de Hermenêutica Jurídica (IHJ) conduz o debate entre Fausto Santos de Morais, doutorando em direito, professor da escola de direito da IMED e advogado, e Dino del Pino, doutor em letras, professor universitário e escritor da obra: "O juiz de paz na roça", de Martins Pena, publicada em 1838.
Conforme esclarece o professor de letras, "o texto inaugura, segundo o consenso dos estudiosos de teatro e literatura do Brasil, a comédia de costumes", comenta.
"A leitura do livro permite fazer uma conexão com o momento histórico-político da época: a análise do costume indica como a legislação e a constituição era aplicada pelo juiz de paz", afirma o professor de direito, que conclui: "O texto é importante para pensarmos, hoje, a forma como discutimos os modelos de juiz e de pensamento jurídico. A época nos reporta a um positivismo exegético, embora a peça nos mostre que o juiz, naquele momento, acaba exercendo o seu poder, independentemente das limitações legais".
Você pode assistir a todos os programas e, ainda, encontrar mais informações sobre este projeto inédito no Brasil no site: www.unisinos.br/direitoeliteratura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário