terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A JUTI$$A BRASILEIRA

Com “bom” advogado tudo se consegue,
Até proteger bandidos, ladrões e assassinos


·        Devemos seguir a lei ou a moral autêntica?
·        Nem tudo o que legal é moral

Estamos assistindo, de forma explícita, clara e muito cristalina, episódios dos mais vergonhosos da história do Brasil, cujo desfecho dar-se-á não conforme a Justiça autêntica nem conforme os padrões de Moralidade também autêntica, e sim conforme a habilidade de advogados.
            As transmissões ao vivo dos depoimentos dos envolvidos nos escândalos de desvios de milhões e milhões de reais do País, nessa bandidagem sem vergonha que se revelou, a partir das denúncias do senhor Roberto Jefferson, gostemos ou não dele, vem prestar uma contribuição muito grande ao povo brasileiro, sobretudo ao segmento inteligente da população, que está testemunhando tudo, vendo as caras, as expressões, as características psíquicas que revelam caráter tanto dos depoentes quanto dos interrogadores. Dá para perceber até as teatralizações e as colocações ensaiadas.
            Sem dúvida alguma é bem melhor assim do que termos que formar as nossas conclusões apenas com base em reportagens de determinados órgãos da imprensa de um modo geral, que ninguém sabe quem escreveu, quem editou e quais interesses foram atendidos.
            Agora ninguém vai poder argumentar que é coisa inventada pela Globo, pela VEJA, IstoÉ, Época, jornal A, jornal B e por qualquer outro veículo de imprensa. Está sendo escancarada a verdade.
            Mas alguma coisa preocupa o brasileiro:
            Qual será o final disso tudo? Vai haver, de fato, punição para culpados? Vai haver devoluções de dinheiro ao erário? Ou vai tudo “acabar em pizza”, como se costuma dizer?
            Eu tenho a minha opinião, mas não quero externar aqui não; apenas quero tecer algumas considerações para que todos vejam a que estamos expostos:
            Existem Leis no País? Existem sim.
            Ótimo, então existe Justiça! Não, lei existe mais Justiça não; o que existe é ju$ti$$a.
            Por que isso?
            Por que uma justiça que é conveniente apenas para quem tem dinheiro e implacável para pobre, não é Justiça nunca, é ju$ti$$a.
            Não é preciso você ser psicólogo para perceber a segurança psíquica que alguns depoentes estão tendo, na certeza que de nada, ou muito pouco, acontecerá com eles, no desfecho disso tudo, haja vista o batalhão de ADVOGADO$ que certamente estão trabalhando dia e noite neste histórico e lamentável momento do País.
            Mas Alamar, a coisa está escancarada demais! Não é possível que ninguém vá para a cadeia desta vez, a indignação nacional é grande demais!
            Ir para a cadeia, certamente, alguém irá. Só que há Cadeia e cadeia.
            Será que alguém, neste país, acha que algum desses envolvidos vai parar numa cela de cadeia semelhante àquelas do Carandiru, que todo o país conhece, visíveis nos filmes e nos seriados que ora passam na TV?
            Se acha, está em equívoco. Escreva o que estou relatando aqui, guarde e confira no futuro.
            Para as câmeras de televisão, as páginas de jornais e revistas, vai aparecer que um ou outro foi “condenado” a dez anos de cadeia. Você terá a impressão de que ele irá para uma cela, categoria Carandiru e que cumprirá mesmo os dez anos de cadeia. Mas não será assim.
            Ele irá para uma prisão especial, por ter curso “superior”... calma, nem todos cursaram anos de universidade, mas para ter diploma de curso superior no Brasil, nem sempre é preciso cursar faculdade nenhuma. Eu mesmo poderia ter, hoje, quatro cursos superiores, se quisesse, e estar aí assinando como advogado, economista, administrador e bacharel em ciências contábeis. Tive oportunidade e muita facilidade para isto. Mas não é o caso a analisar aqui.
            O “condenado” nesta CPI certamente ficará nessa “cadeia”, onde terá televisão, visitas íntimas, comida boa trazida de casa diariamente, com pudim de sobremesa, e, embora não seja legal, sairá nos finais de semanas, por ser possuidor de muito dinheiro (na casa dos milhões), haja vista que os carcereiros e os diretores de presídios são pessoas que ganham muito pouco, são assalariados, e um agrado gordo muitas vezes vêm na hora certa. Afinal de contas, sexta-feira a noite ninguém está vendo, domingo é dia morto, tá todo mundo em casa cansado.
            Passarão seis meses ou um ano, no máximo, os advogado$ conseguirão médico$, (no plural mesmo), que emitirão atestados diagnosticando que ele está com sérios problemas de saúde, necessitando “urgentemente” de internamento e, certamente, sairá da prisão para uma “clínica”, onde terá um conforto bem maior. O tratamento naquela clínica durará meses, porque não haverá interesse nenhum na alta do “paciente”. Os exames mostrarão arritmia no coração, distonias neuro vegetativas, colesterol e triglicerídios altos, albumina, PSA, TGP e TGO alterados... enfim, necessita de tratamento sério.
            Nessas alturas o povo brasileiro começa a esquecer tudo, a impressa certamente se ocupará de novos assuntos jornalísticos que estarão na moda, porque é sempre assim.
            Aí os advogado$ entrarão com pedido de prisão domiciliar, alegarão o tal “bom comportamento”, o tal “réu primário” e certamente serão atendidos por alguns juíze$ e de$embargadore$ prontamente.
            Questionemos: Prisão domiciliar é punição para alguém que conseguiu aumentar o seu  patrimônio e o dos seus familiares e parentes em montantes tão elevados, na casa dos mihões, que lhes podem dar segurança até vitalícia?
            Só idiota para acreditar que seja.
            Talvez algum dos meus amigos, que são advogados, promotores, juízes, desembargadores ou qualquer outro profissional da área forense, questione-me dizendo que a coisa não é bem assim!!!
            Aí eu pergunto: Os milhões que foram desviados das obras magistral edifício do Tribunal do Trabalho de São Paulo, foram devolvidos aos cofres públicos? Onde estão os responsáveis pelos desvios, principalmente o responsável maior?
            O país inteiro sabe a resposta. Não vou dar outros exemplos para a matéria não ficar grande demais, além do que já está. Tenho certeza de que o próprio leitor fará a mesma pergunta em relação a inúmeros outros casos e naturalmente encontrará as respostas.
            A grande realidade, meu amigo e minha amiga, é que quem tem dinheiro não tem nada a temer no Brasil. Esses desvios só aconteceram agora porque os seus autores vêm observando, há muito tempo, o que tem acontecido com outros que desviaram milhões no País, e têm a certeza do seguinte:
Roubar milhões é um EXCELENTE NEGÓCIO no Brasil!!!
Tendo milhões, você faz o que quer.
Quem não se lembra do empenho do advogado que recentemente estava no tribunal do Rio de Janeiro defendendo os traficantes que assassinaram o jornalista Tim Lopes, tentando convencer a todos que eles são homens de bem, honestos, bonzinhos e íntegros?
Tem advogado para defender aquela garota que assassinou os próprios pais, de forma fria, covarde, estúpida e extremamente cruel. Ela está em liberdade, gente!!! Que país é este???
Mas leve-se em consideração que ela é muito rica, a herança é toda dela, esse advogado não terá a menor dificuldade para “legalizar” tudo isso que, vendido, resultará em um bom dinheiro (sempre o dinheiro).
Tem advogado para conseguir a liberdade do jornalista do Estadão que assassinou, também de forma covarde e cruel, a sua namorada, convencendo aos juízes que ele é quem é a vítima.
Tem advogados para conseguir a liberdade dos filhos dos ricos paulistas que assassinaram aquele jovem nissei que foi morto na piscina, naquele ridículo trote de universitários. Lembra?
Tem advogados para conseguir liberdade para os monstros que assassinaram, queimando, o índio em Brasília.
Tendo dinheiro, toda ju$ti$$a será sempre feita.
Há uns três meses atrás o Jornal Nacional mostrou ao Brasil uma matéria enfocando a lentidão da “justiça” brasileira, falou na quantidade excessiva de processos para cada juiz e mostrou uma série de razões para esta lentidão.
Inconformado, eu mandei imediatamente uma carta para a Globo, dirigida à editoria do mesmo Jornal Nacional, como também para os editores do Fantástico e do Globo Repórter, (que não são os mesmos jornalistas), aproveitando a oportunidade também para mandar para toda a imprensa brasileira (VEJA, IstoÉ, Época, O Globo, Folha de São Paulo, Estadão, Jornal do Brasil, Jornal de Brasília, Correio Brasiliense,...) e inúmeros radialistas, os mais famosos e abrangentes do Brasil, informando o seguinte:
 
“A notícia que deve ser dada não é bem assim. De fato a justiça brasileira é lenta, mas para quem não tem dinheiro. Quando o processo é de interesse de um banco, de uma operadora de cartão de crédito, concessionária de telefones ou qualquer mega empresa ela é SUPER VELOZ. Quem quiser que confira em qualquer fórum, de qualquer cidade brasileira, se há algum processo, movido por algum banco, que tenha mais de seis meses sem o desfecho final, ou melhor, para ser mais específico, sem condenação do réu.”.
 
Falaram alguma coisa? Não. Ninguém disse nada, faz de conta que ninguém recebeu o E-mail.
Isto é fato, gente!
Toda cidade tem os seus advogados “medalhões”, aqueles que estão sempre nas colunas sociais dos jornais locais, nos grandes jantares, íntimos de todo mundo, do prefeito, do bispo, do delegado geral e conhecido de todos os funcionários do fórum, muitas vezes até temido, inclusive por juízes, por incrível que pareça. Ele telefona para a casa de um desembargador e de um juiz a hora que quer.
São exatamente estes os contratados pelos bancos, companhias telefônicas, mega empresas e por todos os que têm dinheiro.
Pergunto a você e a qualquer pessoa que não gosta de fazer os outros de bestas, muito menos passar atestado de imbecil para si mesmo: Qual é o funcionário de cartório que não atende, muito “gentilmente”, um pedido de uma “fera” dessa, muitos por gentileza a uma pessoa “ilustre” na cidade e outros por intere$$$, para que passe um processo de seu interesse na frente dos outros e o coloque na mesa do juiz imediatamente?
Agora, vá um advogadozinho pobre, recém formado, inexpressivo e desconhecido conseguir isto. Não consegue mesmo. É aí que existe a tal lentidão da “justiça” reportada pelo Jornal Nacional.
Para advogado que tem dinheiro, porque advoga sempre para mega empresas onde dinheiro nunca é problema, tem sempre oficial de ju$ti$$a pronto a trabalhar de madrugada, com chuva, tempestade, terremoto, furacão e o diabo. A coisa é tão séria que esses super advogado$ geralmente têm em seus escritórios outros advogados novatos, iniciantes de carreira, trabalhando, que estão também sempre dispostos a acompanharem os oficiais de ju$ti$$a, faça chuva ou tempestade, nas suas diligências, para que o ato se consuma mesmo e não dê a ele a menor chance de ser subornado, o que também acontece. E ainda utilizam as suas influências, ligando para o comandante local da polícia, para que disponha de policiais imediatamente, para também entrarem em ação. O oficial de dia, do quartel, coloca a tropa em alerta, pronta a agir com toda eficiência, como se ocorrência da pior gravidade estivesse acontecendo na cidade.
Estou exagerando?
É assim a ju$ti$$a no Brasil!
O PROCON, esse órgão público sem vergonha, só consegue ser enérgico e agir, quando recebe alguma denúncia contra um boteco, uma lojinha inexpressiva que vendeu algum produto com problema, um cursinho, um açougueiro, uma mercearia, padaria, lanchonete e pequena empresa. Não tem força nenhuma diante de nenhum poderoso.
Se você duvidar disto, procure saber quais são os campeões de reclamações nesse órgão, no País inteiro, por abuso excessivo ao público consumidor, e veja se ele consegue fazer alguma coisa contra esses vilões. Ou será que alguém conhece algum caso do PROCON ter aplicado alguma punição pesada... mas eu falo em pesada e não em mincharia... em alguma operadora de telefonia, banco ou coisa de mesmo porte?
Advogado influente, de gente que tem muito dinheiro, consegue “hábeas corpus” para qualquer bandido, a hora que quiser, seja feriado, domingo, madrugada, chovendo ou em baixo de tempestade, esteja onde estiver o juiz, seja no sítio, na piscina, no supermercado e até na cama com a sua mulher.
Estou inventando?
Quando o advogado é desses poderosos, mas tem um instinto do tipo Tomás de Torquemada, ou seja, perverso, insensível e espírito ruim ele geralmente cria em si aquilo que é comum nos pistoleiros (matadores de aluguel), que, tradicionalmente, antes de matar, criam em si um ódio da vítima, (como se tivesse que beber uma cachaça antes, entende?) para poder consumar o ato. É igualzinho. Aí ele já chega na casa ou empresa do cidadão arrebentando tudo, ameaçando, humilhando, torturando e acabando com tudo, levando até mesmo bens que a lei não permite que sejam levados, porque sabe que a vítima não terá nem forças para recorrer, muito menos para denunciar os seus abusos. Sempre fica por isso mesmo e a família arruinada.
Estou relatando tudo isto para você saber em que país nós vivemos, que tipo de justiça nós temos, para que não esperemos muita coisa ao final destas CPIs que estão aí.
A cachorrada no Brasil, infelizmente, vai continuar. O problema não é de exclusividade do governo Lula. A subserviência do poder público aos interesses dos bancos é coisa que já dura muitos anos. Os advogados dos bancos conseguem o que querem.
Tenhamos muito cuidado nas próximas eleições, mais do que nunca, para que as coisas mudem neste país, e que essa ju$ti$$a sem vergonha deixe de existir e prevaleça a JUSTIÇA dos grandes juízes, dos grandes desembargadores e da magistratura ética, sensata, justa, moralizada, descompromissada, decente, íntegra, coerente e possuidora de vergonha na cara.
 
Patrioticamente.
 
 
Alamar Régis Carvalho
alamar@redevisao.net           

Nenhum comentário:

Postar um comentário