sexta-feira, 4 de março de 2011

Consumidor Fique ATENTO!


Algumas empresas tentam levar vantagem confundindo seus clientes com publicidade enganosa. Por isso, não se afobe na hora de comprar. Leia contratos com atenção, pergunte sobre os juros em pagamentos parcelados, desconfie se lhe oferecerem benefícios muito grandes. Guarde sempre o anúncio e exija o cumprimento da oferta. Enfim: tire todas as suas dúvidas antes de comprar ou contratar um serviço. Um pouco de atenção na hora da compra pode poupar muito aperreio depois. 

Veja algumas dicas abaixo:

Clareza:  Toda publicidade deve trazer informações claras e precisas. Qualquer erro ou omissão quanto à quantidade, qualidade, preço, validade, garantia ou qualquer outra característica do produto ou serviço é considerado propaganda enganosa.

Ofertas:  O fornecedor do produto ou serviço é obrigado a cumprir a oferta anunciada. Por exemplo: se um comerciante anuncia que tem o menor preço do mercado e você encontra outro lugar vendendo a mesma coisa por valor mais baixo, é dever dele baixar o preço. Guarde panfletos e anúncios como prova. 

Crediário: Cuidado com as compras parceladas. Por trás de prestações baixas e a perder de vista, normalmente estão embutidos juros muito altos. O fornecedor é obrigado a informar qual a taxa cobrada e qual será o preço final do produto.

Restrições: Preços muito baixos podem esconder serviços com muitas restrições. Por exemplo: uma empresa de telefonia móvel anuncia uma tarifa muito vantajosa, mas não informa com clareza que ela só vale para determinados horários ou para determinados planos.

Contratos: Leia todos os contratos com atenção e tire todas as suas dúvidas antes de assiná-los. Muitas vezes a publicidade omite informações importantes. Por exemplo: uma empresa anuncia que seu cartão de crédito é gratuito, mas só o contrato diz que a anuidade será cobrada após um ano de uso.

Letras miúdas: É seu direito exigir que o texto do contrato venha em tamanho legível. O tamanho da  fonte não deve ser inferior ao corpo 12.

Crime: Propaganda enganosa é crime e pode dar cadeia. A pena prevista pelo Código de Defesa do Consumidor vai de três meses a um ano de detenção, além de multa.

Denuncie:

Quando o problema é coletivo, ou seja, quando atinge um grande grupo de consumidores:
Ministério Público de Pernambuco 0800 281 9455


Para registrar reclamações individuais e tentar acordo com o fornecedor: 

Procons
Estadual
(81) 3231 0121 / 3223 4080
Recife 0800 281 1311 / (81) 3232 8460
Olinda(81)3439 4853 / 3439 4780
Jaboatão dos Guararapes (81) 3476 2903

Quando há crimes ou infrações penais:
Delegacia do Consumidor(81) 3222 7018

Para requerer indenização:
Juizado Especial das Relações de Consumo(81) 3419 3683

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