terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Qual a sua opinião sobre a internação involuntária dos craqueiros?

Recente pesquisa do Datafolha revelou que 90% da população é favorável à internação involuntária dos viciados em crack. Vale dizer, internação involuntária para tratamento é aquela efetivada sem a vontade do internado.
No ordenamento pátrio, existe a internação compulsória prevista na Lei 10.216/01 (que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais). De acordo com esta norma, a internação compulsória é aquela determinada pela Justiça, mediante laudo médico (Art. 6º, parágrafo único, III).
Psicologia e psiquiatria discordam no assunto. Psicólogos repudiam a internação sem a vontade dos craqueiros ao passo que os psiquiatras defendem a medida para os casos de fase aguda de vício.
A celeuma surge em meio aos movimentos de combate ao crack, tanto no plano federal quanto pela ação da PM da cracolândia em São Paulo. Sobre este assunto, leia mais aqui.
Fonte:
MARINHEIRO, Vaguinaldo. 90% aprovam internação involuntária. Folha. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/22009-90-aprovam-internacao-involuntaria.shtml. Acesso em 27 jan. 2012.
AZEVEDO, Reinaldo. 90% aprovam internação involuntária de viciados em crack. Veja Abril. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/90-aprovam-internacao-involuntaria-de-viciados-em-crack/. Acesso em 27 jan. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário