Crowdsourcing ou abastecido pela multidão (crowd = povo,
multidão + sourcing = fornecimento, abastecimento) é um modelo
colaborativo de trabalho cada vez mais popular que está transformando
drasticamente o jeito que as pessoas analisam, entendem e resolvem seus
problemas, começando pela internet.
Criado pelo jornalista Jeff Howe em junho de 2006, em seu artigo para a revista Wired "The Rise of Crowdsourcing", o termo crowdsourcing
representa um movimento existente há muito mais tempo. Embora na
prática o trabalho coletivo tenha surgido há milênios, quando nos
juntávamos para caçar ou cultivar a terra, esta expressão é usualmente
adotada para designar a contribuição coletiva com objetivo de gerar
conhecimento, principalmente utilizando-se da internet como ferramenta e
ambiente de trabalho.
Ainda que de acordo com o autor do livro "The Surgeon of Crowthorne", Simon Winchester, o dicionário inglês de Oxford é um dos primeiros exemplos de crowdsourcing
ao aceitar mais de 6 milhões de contribuições ao longo de 70 anos, os
exemplos atuais deste modelo referem-se mais às iniciativas como a Wikipedia, o Yahoo! Rede de Contribuidores, a plataforma de freelancers 99designs e tantas outras.
Plataformas de crowdsourcing inovadoras
Se duas cabeças juntas pensam melhor do que uma - ou pelo menos tendem
a abordar um problema de diferentes pontos de vista -, o que dizer de
milhares de cientistas espalhados pelas melhores universidades do mundo?
Esta é a ideia da plataforma de inovação aberta Ninesigma
de como resolver um desafio tecnológico altamente complexo. Através
dela problemas dos departamentos de P&D são enviados - e quase
sempre resolvidos - por pesquisadores das mais diversas áreas, e que de
outra forma dificilmente seriam acessados.
Outro exemplo de crowdsourcing é a plataforma Battle of Concepts,
que convida jovens universitários e recém-graduados a criarem ideias e
conceitos para solucionar desafios empresariais instigantes, envolvendo
mudanças de modelo de negócio, relacionamento com clientes ou novas
estratégias de marketing. Os melhores conceitos são sempre premiados.
Seguindo a linha de ferramentas como a Wikipedia, o World Memory Project, que ajuda a elucidar a história de famílias vítimas do nazismo, ou ainda o Amazon Turk, que une milhares de programadores para executar tarefas que nem os computadores mais rápidos são capazes, a iniciativa Yahoo! Rede de Contribuidores
busca acessar competências e conhecimentos de muitos para ampliar e
aprofundar seu escopo de temas abordados na geração de notícias e
conteúdos diversos.
Como o crowdsourcing está transformando a maneira como os problemas são resolvidos
Num mundo virtual marcado pelos encontros em redes sociais e conversas
via mensagens de texto, a sensação de fazer parte de um grupo, e de
construir em conjunto, proporcionada pelo crowdsourcing, têm influenciado e transformado a geração de ideias, conteúdos e tecnologias.
Para Felipe Mattos, um dos entusiastas do crowdsourcing no Brasil e idealizador do programa Startup Farm,
que reúne empreendedores de forma colaborativa no desenvolvimento de
novos negócios digitais, o "crowdsourcing está modificando a maneira
como muitos problemas da humanidade são resolvidos, tornando tarefas
caras e complexas em simples, rápidas e baratas, através da inteligência
da multidão e do poder de distribuição das redes." Ele cita como
exemplo um game desenvolvido por um grupo de pesquisa da Universidade da Califórnia (UCLA), que utiliza o crowdsourcing para diagnosticar células infectadas por malária.
Todas estas diferentes iniciativas exemplificam como, de forma cada
vez mais rápida, a busca pelas respostas aos variados problemas está
migrando de alvo, e as autoridades do conhecimento estão perdendo espaço
para as mais velozes, inteligentes e criativas soluções geradas e
abastecidas pela multidão.
Fonte:
The Rise of Crowdsourcing - Jeff Howe, Wired
Nenhum comentário:
Postar um comentário